POR QUE É SEMPRE MAIS FÁCIL RESOLVER O PROBLEMA DOS OUTROS?

João Moura

21 de janeiro de 2024

Já parou para pensar?!

“por que é sempre mais fácil resolver o problema dos outros?”

Algumas conclusões – para refletir:

1. Quando o problema a ser resolvido não é seu, você não tem a carga emocional da decisão. Sabe o clássico “uma escolha, uma renúncia”? Nesse caso, você não precisa nem fazer a escolha nem abrir mão das outras possibilidades. Toda a sua pro atividade diante do problema alheio será resolvida de maneira mais prática.

2. Quando o problema a ser resolvido não é seu, você consegue enxergar a situação de fora e prestar ajuda de uma maneira mais racional. O outro clássico “faça o que eu falo e não o que eu faço” vem desse lugar de um distanciamento emocional que conseguimos criar para ajudar alguém. A teoria e a prática são coisas bem distintas quando se trata de emoções.

3. Quando o problema a ser resolvido não é seu, não há medo envolvido. Todos os bloqueios emocionais, oriundos de traumas passados quando se diz respeito a resolver algo em sua própria vida, entram no meio entre você e o problema, o que muitas vezes gera procrastinação.

No final pode-se concluir que:

1. É muito importante fazermos terapias para entendermos qual é o “elefante branco” na sala, que está te impedindo de resolver os seus próprios “B.O.s”.

2. É importante sabermos pedir ajuda. Essa ideia de que precisamos dar conta de tudo – e não pedir ajuda a ninguém – só gera ansiedade e síndromes, tipo a de burnout. Ligue para alguém de sua confiança e peça ajuda. Lembre-se: para o outro, será muito mais fácil te ajudar a resolver o seu pepino.

Desde, claro, que você esteja “aberto” a ouvir e a refletir em busca de uma solução para “problemas” que julgamos ser “o fim da linha” para nós.

 

Texto Adaptado: Pitacos Feat. Gabi Gelli